quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Atividade criativa

Ainda com realção ao post anterior, sobre o texto de Alfabetização e Letramento. Nos foi proposto que
elaborássemos uma atividade que envolvesse as seguintes habilidades no desenvolvimento da consciência fonológica das crianças de 6 a 8 anos: identificação das unidades fonológicas; segmentação das unidades fonológicas; manipulação: inverter, subtrair e trocar segmentos fonológicos. 

Dentro dessa perspectiva o grupo formado por Chaiene, Joyce e Juliete; desenvolveu num jogo de troca de palavras:

Jogo das letras
Conteúdo: cartas com letras.

Preparação: Reúna os jogadores ao redor de uma mesa

O primeiro jogador deve sugerir uma palavra com quatro letras, utilizando as cartas. A palavra tem que estar com a ortografia correta. Exemplo: J O G O.Depois os demais alunos poderão formar outras palavras a partir da primeira com a mudança silábica ou de letra.

As cartas: Cada carta possuirá uma silaba ou uma letra.

O jogo: Para começar o jogo alguém diz slam, nesse momento todos os jogadores têm que ser rápidos tentando mudar a palavra, com outra letra, de modo a formar uma palavra diferente da anterior. Antes de colocar a letra o jogador deve dizer a palavra, quem falar primeiro é que joga a carta sobre a letra anterior. Por exemplo o jogo iniciou com J O G O e alguém gritou lodo, dessa forma, colocando a letra D em cima da letra G a palavra vira L O D O.

Não são aceitas: Nomes próprios, palavras estrangeiras, siglas e abreviações.

Desafiar palavras. Se alguém constrói uma palavra que um jogador duvida de sua existência ou de sua grafia o jogo para e se olha no dicionário ou o professor. Se estiver errada ou não existir o jogador retoma sua letra e o jogo recomeça.

Palavras repetidas: As palavras podem ser repetidas durante o jogo, pois a intenção é diversificar o vocabulário.

Cartas coringa: Algumas cartas não mostram letras, elas podem ser utilizadas como coringas e o jogador decide que letra ela representa.

Acentuação: Os jodadores podem decidir que as palavras não terão acentos.

Lembre-se: são somente válidas palavras de quatro letras, não existe uma ordem de jogo, todos jogam ao mesmo tempo e só é permitido colocar a carta após falar a palavra.

Vencedor: Vence o jogo o jogador que fizer o maior números de combinaçãoes de palavras. Caso aconteça de ninguém mais colocar novas letras para formar uma nova palavra então o jogo acaba. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário