sábado, 29 de dezembro de 2012

A lagarta

A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos
 do ensino fundamental

Patrícia Corsino


O texto se contrói a partir da experiência de uma professora com sua turma, atráves de um aluno que levou uma lagarta numa caixa para a sala de aula. como essa novidade melhorou o nteresse da turma, aguçou sua curiosidade e fez com que a professora mudasse seu ritmo de aula para algo que interessase seus alunos. 
O desenvolvimento da aprendizagem foi estimulado pela curiosidade das crianças e da cumplicidade com a educadora. Como reflete o texto:

" Tomar consciência de alguma operação significa transferí-la
do plano da ação para o plano da linguagem, isto é,
recriá-la na imaginação para que seja possível exprimí-la e
palavras."
No ensino Fundamental é as questões das crianças precisam ser valorizadas, pois, podem ser de grande valia nas articulações que farão com a educação e a cultura, havendo assim através do ambiente escolar a produção de um novo conhecimento.   
No currículo produzido em sala precisamos validar a cultura que é trazida pelos estudantes nas mais diversas instâncias. Considerando que a aquisição de conhecimento é um processo contínuo, precisamos ter bem claro qual é  tipo de saber que nossos alunos devem adquirir. Um que seja emancipadao ou o reprodutivista. 
Como refletem Moreira e Candau, que a escola tornou-se um local onde por causa das diferenças e a diversidade, tem tido um grande conflitos. Isso por causa da homogeinização e da padronização  que é a grande marca da escola. Esse ambiente deve se abrir urgentementa para o cruzamento de culturas.
Diante do que refletimos devemos ter um cuidadoso planejamento de todas as áreas do conhecimento, já que são 9 anos de EF. De forma que as crianças das classes socilamente desfavorecidas tenham um mesmo patamar de conhecimento que as demais. Que não seja impedida por currículos atrasados ou outros impecilhos de desenvolver-se.
 

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